2010-10-15

"Se as suas acções inspiram outros a sonharem mais, a aprenderem mais, a fazerem mais e a serem mais, você é um líder"

                                             John Quincy Adams

2010-10-14

e a balança marca menos um quilo. Não é muito, mas o importante é que vou no bom caminho. Também não quero reduzir muito, apenas quatro quilos e já fico contente.

2010-10-13

o bom desta nova escola do meu filho é que, ao invés deles irem levantar livros à biblioteca, a biblioteca vem ter com eles à sala de aula e todos têm de levantar pelo menos um livro, tendo depois, oito ou quinze dias depois, de o entregar, juntamente com um desenho alusivo à história do livro que leram. É uma ideia fantástica, que nos deixa, a nós pais bastante satisfeitos.
Ontem, enquanto o meu filho lavava os dentes na casa de banho, fui ao quarto dele e peguei no livro que estava em cima da mesinha de cabeceira, que ele a seguir iria ler, como aliás tem feito sempre ultimamente. O livro tem por título "O Tiago está a pensar" de Maria Teresa Maia Gonzalez. Abri-o no sítio onde estava o marcador e comecei a ler o que a seguir passo a transcrever literalmente do livro:

"- Tou farto da minha casa. É sempre tudo igual. Ninguém discute! Os meus pais são calmos de mais, até chateia... Parece que nunca têm problemas, faz impressão... Chegam sempre a casa cedo, vêm quase sempre com um sorriso de orelha a orelha como se o mundo fosse um aquário e eles uns peixinhos cor de laranja a nadar ao mesmo tempo para o mesmo lado... Deve ser bom poder estar em casa, como tu. Ao menos, podia pôr a música alto e gritar, insultar toda a gente da janela do meu quarto e fazer uma cena dramática, de vez em quando, sei lá..., ... nunca se passa nada na minha vida! A minha família é uma água morna, todos estão sempre de acordo, todos se dão bem ou fingem dar! Todos aceitam as regras que a minha avó inventa para se distrair! Nem os meus irmãos que são mais velhos decidem fazer qualquer coisa diferente, nem que fosse só para chatear. Só discutem com os meus tios por causa do futebol e, mesmo assim, falam baixo! ..., .... - Ninguém está contente com o que tem, pá, não sabias disso? - volveu o Tiago , atirando o papel do gelado para o caixote do lixo. - É tipico do ser humano... Eu, por exemplo, tenho uma família totalmente diferente da tua e não é por isso que me sinto mais feliz. Ninguém é suposto ser feliz, pelo menos com a nossa idade..."

Este texto é um diálogo entre o Tiago e um amigo. Ambos têm 14 anos. Depois de ler isto assustei-me com a pré-adolescência que o meu filho está a iniciar. Voltei atrás no tempo e relembrei-me da minha própria adolescência. Senti algum receio e medo!

2010-10-11

e só me apetece bolo de chocolate, compota, torradas com manteiga, croissant de chocolate com meia de leite e não há exercício físico que me valha. Hoje estou de folga e já fui caminhar meia horinha seguida e nem isso me vale... a preguiça e a balança estão em sintonia... sempre a subir, a subir... já estou com 68 kg (1,68 m de altura), isto vai de mal a pior... e vou ali comer mais uma bolachinha de chocolate, se não se importam!

e p`ra vocês não ficarem a pensar que só me apetece chocolate, não... não é bem assim... também me apetecem carradas de uvas, e de pêras e de maçãs... pois, elas estão a estragar-se e a vida está cara!

´O Verão`

«No Verão devíamos, não por imposição legal mas por serena disciplina interior, ser obrigados a perder-nos. A perder-nos no que nos rodeia. ...