2011-06-07

o tom alarmista das notícias

o jornalismo assume um papel fundamental na sociedade dos dias de hoje. a forma como é exercida esta profissão é muito discutível. uns exercem-na melhor, outros pior. como em tudo na vida. mas analisar a forma como as notícias problemáticas são transmitidas na TV e que nos tornam, de facto, pessoas angustiadas e desmotivadas como se a vida ou o que quer que façamos por ela não valesse a pena. analisar a postura e o tom de voz do jornalista que transmite uma notícia dramática, como se o mundo fosse dasabar em cima das nossas cabeças e aquele perfil entrar-nos pela casa adentro, é complicado. o perfil sério e sisudo do pivô, como que a querer dizer, acreditem em mim que eu estou a dizer a verdade. pois sim. mas não seria melhor transmitir exactamente a mesma informação de forma mais serena, mais calma, com uma expressão facial mais optimista, com mais notícias positivas que ajudassem as pessoas a serem mais e melhor?
ninguém gosta que lhe toquem à campaínha da porta e ver alguém com cara de pânico, ninguém gosta de estar à mesa do café com alguém, cuja maneira de falar é com o volume no máximo e exaltada, embora não esteje a discutir com ninguém. se ninguém gosta disto, então porquê o tom tão alarmista do pivô das notícias a entrar-nos pela cozinha ou pela sala? alguém gosta?!

o que dizer, também, dos três programas que são transmitidos entre as doze e as treze horas na rtp, sic e tvi. durante este horário, estes programas, de alegria não têm nada. guardam as notícias mais trágicas para esta hora.
gostava de perguntar se porventura a sociedade portuguesa tem lucrado alguma coisa com este tipo de informação? se a curva do gráfico evolui mais para o lado positivo ou negativo? se, embora ganhem mais audiência, minha não é de certeza, até que ponto isso será benéfico para uma sociedade que se quer construtora de um futuro melhor?

2011-06-06

o renascer das cinzas

confio em Passos Coelho e acredito nele. acho que daqui para a frente vai ser isso mesmo, o renascer das cinzas. tirar Portugal da lama e aos poucos dar-lhe uma nova vida e uma nova esperança no futuro.

ultimamente o meu blog tem-se centrado muito na política. a partir de hoje e porque Portugal tem um novo comandante de navio, o outro ficou em terra graças a Deus e a nós que o deixamos lá ficar, fico mais descansada, vou dormir melhor, com certeza que sim, e por essa razão irei pensar menos neste tema. mas isso não quer dizer que deixarei de estar atenta. nunca se sabe se poderá aparecer um iceberg!

2011-06-05

decifre o enigma e descubra o quadrado onde quer votar!!!

por breves segundos foi isso mesmo que me aconteceu quando me vi perante a folha de voto. em tantos anos que exerço este direito, esta foi a primeira vez que tal me aconteceu! estranho, esquisito mas tive de me pôr bem atenta para descobrir, e aqui que ninguém nos ouve, onde estava afinal o PSD! qual teste de matemática, qual carapuça. bem, se eu senti isto, por breves segundos que fosse, imagino quem tem dificuldades de várias ordens!!! ah e tive de ir lá com a esferográfica confirmar se não me tinha enganado. era o que mais faltava!

´O Verão`

«No Verão devíamos, não por imposição legal mas por serena disciplina interior, ser obrigados a perder-nos. A perder-nos no que nos rodeia. ...